Páscoa!

mundo de palavras

“Vais ver, qualquer dia estamos na Páscoa!”

Ana, Bagana, Rabeca, Fuzana, Lázaro, Ramos, na Páscoa estamos.”

E estamos mesmo. “Carnaval em casa e Páscoa na praça” Este ano o ditado é ao contrário…o Carnaval passei na praça, a Páscoa vai ser em casa…a mesa com lugares por preencher! Mas de coração cheio, cada um no seu lugar, no coração…na minha memória! Falta-me o cheiro das sêmeas doces, dos ovos pintados com a casca da cebola, dos biscoitos que levam azeite e não têm receita- a Maria Alice faz a olho desde sempre- ela que não tem jeito para a pastelaria mas que faz pão, semeas e biscoitos como ninguém!!! De manhã cedo ela amassa o pão, amassa com as mãos que tanto trabalho fizeram numa vida, tanta terra cavaram, tanta gamela pegaram para a praça! Oh Mã, posso riscar o forno? -Sai daí garota, eu faço, se não o pão não fica bom. Pão quente e lá se ia meia caixa de manteiga, Planta claro. Mais uns biscoitos com queijo – ai rapariga ainda te dá a volta à barriga de comeres isso tão quente!!! É desta Páscoa que me lembro e me faz feliz! (E de partir os ovos na cabeça dos outros e logo a seguir levar 1 raspanete por nao comer o ovo – quem parte tem de comer)

Mãe, quem te ensinou a fazer pão? -Olha, aprendi com quem me criou, podia faltar carne e outras coisas, mas pão…nunca!!

Deixe um comentário